Tratamento
Desequilíbrio Emocional
O desequilíbrio emocional geralmente são provocados por transtornos mentais que podem ser diagnosticados e tratados devidamente. Os transtornos mentais são alterações no funcionamento da mente que prejudicam o desempenho da pessoa na vida familiar, social, pessoal, no trabalho, nos estudos, na compreensão de si e dos outros, na tolerância aos problemas e na possibilidade de ter prazer na vida, não têm uma causa precisa, especifica,e são causados por fatores biológicos, psicológicos e socioculturais.
Exemplos de Transtornos Mentais:
Estados de Depressão – são caracterizados por sentimentos de tristeza, desânimo, ideias pessimistas de morte ou suicídio, tentativas de suicídios, dificuldades de concentração e de memória ou de tomar decisões. Sintomas físicos persistentes que não respondem a tratamento como: dores de cabeça, transtornos digestivos e dores crônicas. Inclui também a perda de interesse ou prazer em atividades, até de sexo, alterações no sono, energia diminuída e fadiga.
Estados de Manias – são caracterizados por irritabilidade: ideias de grandiosidade; atividade aumentada, incluindo atividade sexual; acentuado aumento de energia; comportamento social inadequado, julgamento empobrecido, o que leva a comportamento de risco; necessidade de sono diminuída, pensamentos acelerados e fala aumentada.
Estados de Ansiedade Exagerada – são transtornos sérios que trazem um nível de ansiedade muito elevado, de caráter crônico, incessante e que pode aumentar progressivamente quando não tratado. Há um comprometimento na realização de tarefas, consequência da dificuldade de concentração, da agitação. Há também o aparecimento de fobias, que não são apenas medos exagerados, são irracionais. Fazem parte deste grupo de transtornos a Síndrome do Pânico, Fobia Social, Transtornos Obsessivos Compulsivos (TOC).
Transtornos Mentais Psicóticos – o mais conhecido é a esquizofrenia. Os transtornos psicóticos implicam uma perda de diferenciação entre o mundo real e o mundo imaginário, em grau variável, fazendo com que as pessoas atingidas tenham desde uma vida relativamente normal até uma grande incapacitação. Os sintomas mais comuns deste transtorno mental (psicóticos) são alucinações e delírios.
Os tratamentos destes transtornos podem ser feitos de duas formas: através acompanhamento psicológico ou por um médico que faz o diagnóstico, para definir quais medicamentos serão necessários para a recuperação.