Suicídio (Setembro Amarelo – Valorizar a Vida)

O nosso bem maior é a VIDA… valorizar a vida e viver melhor faz parte do DNA do ser humano…

Mas, dados que impressionam:

Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes. 

Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. (LBVA)

Depressão: A Doença Silenciosa que Pode Levar ao Suicídio

Segundo a OMS aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo tem depressão. As crianças e os adolescentes estão nestas estatísticas.

Identificar os sintomas da depressão no seu estágio inicial e procurar ajuda especializada é fundamental para que a doença não chegue a um estágio tão avançado a ponto de indivíduo buscar desfechos dramáticos como o suicídio.

Para identificar os sintomas é necessário prestar atenção.  Tristeza e angústia contínuas, sentimento de culpa, e disposição para praticar atividades que antes lhe davam prazer. Alterações no sono, no peso, dores de cabeça e até esquecimentos. Além disso, a pessoa com depressão pode começar a executar algumas atividades que lhe proporcione uma fuga do estado depressivo, como desenvolver vícios em bebidas alcoólicas ou outras drogas.

O suicídio é um ato de comunicação. Quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de tão imenso, parece insuportável. 

Procure ajuda. Prevenção da Saúde Mental. Quanto antes o diagnóstico, a possibilidade de sucesso é maior.

Dra. Ingrid Bayer Fornaciari

www.vidasaudeequilibrio.com.br

Veja o filme da Campanha Setembro Amarelo:

https://www.setembroamarelo.org.br/wp-content/uploads/2019/08/V%C3%ADdeo-SA-CVV-Alta-Resolu%C3%A7%C3%A3o.mp4

Você deve estar logado para publicar um comentário.