Os 3 “P”s da Saúde Mental

(Psiquiatra – Preconceito – Primeira Consulta)

Quem vai ao Psiquiatra é louco… Preconceito. Podemos entender isso de duas formas, a mais comum é essa mesmo, a loucura.

 A melhor seria, incansável vontade de se prevenir dos problemas mentais para manter a Qualidade de Vida.

Há também o fator hereditário, mas, há formas de prevenção para manter a saúde adequada – atividade física, alimentação, meditação, sono restaurador, avaliações psiquiátricas periódicas.  Estes elementos ajudam a prevenir, stress, ansiedade, depressão e outros, mesmo havendo os componentes genéticos.

A Mente se não estiver saudável, compromete a autonomia, o equilíbrio, relacionamentos, qualidade de vida.

Mulheres anualmente fazem seus exames ginecológicos, mamografia, Papa Nicolau, para avaliação da saúde feminina…

Homens, com mais de 50 anos, fazem o exame urológico para avaliação da próstata…

Executivos, homens e mulheres, são direcionados pelas suas Empresas, a fazerem avaliações médicas anuais de rotina… para mantê-los no trabalho saudáveis e produtivos…

Crianças regularmente vão a consulta com o pediatra…

Em qualquer consulta cardiológica, saímos com solicitações de hemograma, teste ergométrico, para avaliação da saúde das artérias, veias e coração…

Enfim, procuramos antecipar remédios e soluções para todos os possíveis males aparentes e comuns, para que no futuro não tenhamos complicações na nossa vida, ou seja buscamos a prevenção.

Raramente fazemos isso também com a nossa Mente, prevenção da Saúde Mental.

O resultado de sucesso no tratamento de qualquer doença no seu início, é maior do que quando já há complicações e outros comprometimentos.

Na nossa Saúde Mental é assim também, quanto mais precoce o diagnóstico e tratamento, maiores serão as chances de resultados mais rápidos, positivos e menos onerosos.

Mas aí vem o PreconceitoPsiquiatra é para tratar louco!

Se o pensamento for assim: “… não vou me consultar com um psiquiatra só porque estou me sentindo demasiadamente triste, desanimado, cansado, sem vontade de fazer coisas que antes me davam prazer, pouco produtivo, intolerante, calado, recluso”…, a consequência será mais sofrimento e desgaste físico e emocional.

Vamos parar com isso!!!

Depressão, ansiedade, fobias, ideação suicida, tem a mesma importância e gravidade de uma pneumonia, de um CA, de um infarto do miocárdio… e podem, se não tratadas, levar a morte.

Portanto, a Primeira consulta com o Psiquiatra, deve ser em caráter de prevenção, quando os primeiros sinais de que há algo errado. A chance de sucesso é maior, com menos sofrimento, inclusive para a família, e menos gastos.

Portanto, reflita e veja se isso não está acontecendo com você… e procure ajuda se necessário. Vamos preservar nossa Qualidade de Vida!

Boa Sorte!

Dra. Ingrid Bayer Fornaciari

Psiquiatra

Você deve estar logado para publicar um comentário.