Saúde Mental e a Família


Extra… Extra!!!
Os transtornos psiquiátricos se tornaram um dos principais problemas de saúde pública e a tendência é de crescimento.
Os transtornos mentais são condições de alta prevalência e que frequentemente causam grandes prejuízos a portadores, familiares e amigos.
Boa Noticia!!!
Após a reforma psiquiátrica o modelo de assistência ao portador de doença mental passou a incluir a família e buscou inserir o indivíduo na sociedade.
Cada familiar da pessoa que faz o tratamento, passa a adquirir papel e significado próprios para administrar o novo cotidiano da vida familiar, amenizando os possíveis desgastes e sofrimentos.
Deve-se levar em consideração as sobrecargas que a família recebe, podendo classificá-las como financeiras, familiares, laborais, e nas relações sociais.
Os portadores de doença mental são capazes, e devem desenvolver as atividades de sua rotina com orientações e acompanhamento de seus familiares e equipe de saúde, fazendo com que os mesmos se percebam valorizados e integrados a sociedade.
A participação familiar efetiva, tem mostrado sinais positivos de recuperação destes pacientes, tornando o tratamento mais humanizado e proporcionando qualidade de vida a todos.
Procure ajuda. Prevenção da Saúde Mental
. Quanto antes o diagnóstico, a possibilidade de sucesso é maior.
Dra Ingrid Bayer Fornaciari
Psiquiatra

Você deve estar logado para publicar um comentário.