Suicídio (Setembro Amarelo – Valorizar a Vida)
O nosso bem maior é a VIDA… valorizar a vida e viver melhor faz parte do DNA do ser humano…
Mas, dados que impressionam:
Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes.
Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. (LBVA)
Depressão: A Doença Silenciosa que Pode Levar ao Suicídio
Segundo a OMS aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo tem depressão. As crianças e os adolescentes estão nestas estatísticas.
Identificar os sintomas da depressão no seu estágio inicial e procurar ajuda especializada é fundamental para que a doença não chegue a um estágio tão avançado a ponto de indivíduo buscar desfechos dramáticos como o suicídio.
Para identificar os sintomas é necessário prestar atenção. Tristeza e angústia contínuas, sentimento de culpa, e disposição para praticar atividades que antes lhe davam prazer. Alterações no sono, no peso, dores de cabeça e até esquecimentos. Além disso, a pessoa com depressão pode começar a executar algumas atividades que lhe proporcione uma fuga do estado depressivo, como desenvolver vícios em bebidas alcoólicas ou outras drogas.
O suicídio é um ato de comunicação. Quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de tão imenso, parece insuportável.
Procure ajuda. Prevenção da Saúde Mental. Quanto antes o diagnóstico, a possibilidade de sucesso é maior.
Dra. Ingrid Bayer Fornaciari
www.vidasaudeequilibrio.com.br
Veja o filme da Campanha Setembro Amarelo: